URBAN JAZZ BAND

A UJB – Urban Jazz Band – surgiu na cena musical portuguesa em 1999 com o objetivo de trazer novas ideias, estilos e sons à música e, em particular, ao Jazz. Com sonoridades inspiradas no Funk, R&B, Drum & Bass e na música eletrónica, a Urban Jazz Band dá uma nova roupagem ao Jazz numa fusão de linguagens que alarga o conceito de música improvisada urbana.

Este projeto é o resultado dos largos anos de experiência de Nelson Sobral, reconhecido baterista português, que quer desmistificar o Jazz com uma nova estética e misturas únicas, onde o rock está também sempre presente. Explorar novos caminhos, sem esquecer as influências de nomes como James Brown ou Sly and the Family Stone, é o caminho para criar uma nova visão da música e conseguir chegar a novos públicos. Nelson Sobral empresta os ritmos da sua bateria e idealiza todos os pormenores de cada composição, pensando a estética numa exploração constante de novas vertentes musicais.

Para o primeiro álbum, lançado em 2011 e intitulado Ad Here, Nelson Sobral contou com a colaboração de vários artistas para os arranjos finais, gravação dos temas e espetáculos ao vivo, num trabalho com uma boa aceitação, principalmente entre um público mais jovem que procura uma música fresca com novos sentidos rítmicos e misturas de diferentes estilos.

O novo trabalho já está a ser desenvolvido para ser lançado em vários EPs, em formato digital. Seguindo o mesmo espírito do primeiro álbum, as novas músicas resultam, mais uma vez, de uma simbiose entre diferentes influências e estilos do R&B ao Drum & Base, passando pela música eletrónica britânica. As métricas pautadas pela bateria pretendem sublinhar as ideias que deram origem a este projeto e descobrir outras formas de interpretar o Jazz, continuando a explorar novas estéticas musicais com uma linguagem contemporânea.

© Nelson Sobral 2015

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa www.centroarbitragemlisboa.pt Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt